missão
A Associação RIZOMA surgiu em 2022, fundada por Vanessa Lopes e o seu co-fundador Emanuel Antunes, que identificaram uma necessidade a colmatar.
Ao perceber a falta de conteúdos audiovisuais positivos e de qualidade sobre a comunidade cigana, Vanessa decidiu criar a RIZOMA para oferecer uma perspetiva única sobre a vida deste grupo étnico, uma viagem através da lente.
O nome RIZOMA, que significa "raízes", transmite a mensagem central da associação: uma mensagem de esperança que incentiva a explorar as raízes, descobrir as origens e florescer com todas as suas diferenças. Quando deixamos cair as letras “IZ” ficamos com a palavra ROMA, que significa povo cigano.
Acreditamos que as pessoas ciganas não precisam renunciar à sua identidade para se sentirem integradas, sendo possível alcançar a integração mantendo a sua cultura e autenticidade.
Além disso, a associação tem como principal objetivo promover a integração e o desenvolvimento social, com especial enfoque nos jovens da comunidade cigana em Portugal.
Proporciona formação e apoio no acesso ao mercado de trabalho, atuando como uma ponte para uma integração laboral mais eficaz. Apesar da facilidade dos jovens ciganos em adquirir qualificações, persiste a dificuldade na sua integração no mercado de trabalho.
A RIZOMA concentra-se na produção de conteúdo audiovisual e escrito sobre personalidades e tradições das comunidades ciganas, assim como na mediação desta comunidade.